Páginas

Feed Testando Templete

terça-feira, 29 de março de 2016

O RECADO CERTEIRO DE MICHEL TEMER

Impedido de participar em Portugal de congresso internacional de Direito em Portugal, por injunções de ordem política que todos conhecem, o vice-Presidente Michel Temer enviou um vídeo em que profere uma rápida palestra e saúda os advogados e juristas que participam desse conclave.

Michel Temer combina ao longo de sua vida duas carreiras simultâneas: o magistério e a política. Doutor em Direito, Temer é um constitucionalista e autor de inúmeras obras jurídicas nesta área e teve destacada participação na elaboração da Constituição brasileira de 1988. Inclui-se entre os mais destacados juristas brasileiros no âmbito do Direito Constitucional. 

Nesta sua rápida palestra em vídeo, em que dispensa o teleprompter, Temer faz um exercício de Direito Comparado, traçando um paralelo entre o constitucionalismo português e brasileiro. Em apenas 20 minutinhos Temer profere uma aula grandiosa e de incontida devoção ao constitucionalismo não apenas como marco regulatório do convívio social mas, sobretudo, como uma extraordinária conquista da racionalidade do Direito, baliza que promove a harmonia das ações e relações sociais. É o cerne da segurança jurídica, fator indispensável para o progresso social e econômico. Sem a segurança jurídica tem-se o caos e, como corolário, o nefasto totalitarismo de todos os matizes políticos.

Não deixa também de ser um recado elegante às vivandeiras do arbítrio e, por outro lado, uma manifestação de fé inabalável no Estado de Direito por ser este um facho luz poderoso que rompe as trevas da incerteza e induz à paz social.

Esta breve alocução de Michel Temer serve para dar uma ideia do quanto a inteligência, a educação, as boas maneiras, o respeito e sobriedade emanadas de uma autoridade tem fundamental importância na vida de uma nação. Em síntese, esta fala de Michel Temer soa como uma música maviosa nos ouvidos dos brasileiros, haja vista que vêm sendo vilipendiados há mais de uma década pela truculência e agressividade de um bando de desordeiros, grosseiros, arrogantes e mal educados encastelados no poder.


from BLOG DO ALUIZIO AMORIM http://ift.tt/1RNtwXp
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário