Páginas

Feed Testando Templete

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O FMI antevê o fundo do poço do país sob o PT: recessão neste ano de 3,5% e crescimento zero em 2017

Dilma Rousseff conseguiu. As projeções para a economia brasileira só pioram. Agora é o Fundo Monetário Internacional que já estima a recessão deste ano perto dos 4%. Para o ano que vem? Crescimento zero. E olhem que o FMI não era o mais pessimista.

A instituição divulgou nesta terça um relatório chamado Panorama Econômico Mundial, que traz o desempenho das economias dos principais países do mundo. E o cenário não poderia ser pior para o Brasil, que teve todas as projeções revisadas para baixo.

O Fundo indicou que o PIB brasileiro deve ter sofrido uma retração de 3,8% em 2015. Para 2016, os números do país sofreram um tombo ainda pior. Em outubro do ano passado, o FMI estimava recessão de 1%; hoje, é esperado um índice de 3,5%. Para 2017, a aposta é de estagnação, com crescimento zero. No último relatório, a projeção era de alta de 2,3% do PIB. Entre as principais economias do mundo, o Brasil é o país com pior desempenho.

Segundo as projeções, o Brasil terá desempenho neste ano e no próximo bem abaixo da média dos emergentes e da economia mundial. Os primeiros devem crescer 4,3% e 4,7%, respectivamente, em 2016 e 2017. A segunda deve se expandir 3,4% e 3,6%.

A Rússia, outro emergente que teve recessão em 2015, deve sair do buraco. Depois de encolher em ritmo semelhante ao do Brasil no ano passado, com queda do PIB de 3,7%, o FMI estima que, neste ano, o país deve ter retração de 1% e voltar a crescer no ano que vem, com previsão de alta de 1%.

O Fundo destaca que a recessão “mais longa e mais profunda que o previsto” no Brasil vem sendo causada pela incerteza política e pelos desdobramentos das investigações de corrupção na Petrobras.



from Reinaldo Azevedo http://ift.tt/1OuDzf8
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário