Páginas

Feed Testando Templete

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Segundo a polícia, este homem é o mentor dos atentados em Paris

Abdelhamid Abaaoud

Na VEJA.com:
As polícias da Bélgica e da França identificaram nesta segunda-feira o suspeito de estar por trás dos ataques terroristas de Paris, que deixaram 129 mortos. Trata-se de Abdelhamid Abaaoud (foto), de 27 anos, nascido em Molenbeek, subúrbio de Bruxelas, na Bélgica. Ele teria planejado e financiado os atos e estaria atualmente na Síria. À agência Reuters, um oficial francês afirmou que o suspeito tem origem marroquina e é acusado de envolvimento com outros atentados na Europa, como a tentativa de um massacre no trem Thalys que fazia o trajeto entre Amsterdã e Paris, em agosto deste ano.

O suspeito é tido pelos investigadores, segundo o Le Monde, como alguém próximo a Salah Abdeslam – atualmente foragido e irmão do homem-bomba que se explodiu no bar Comptoir Voltaire, na noite de sexta. Abaaoud e Abdeslam estiveram presos juntos na Bélgica, em 2010, por assalto à mão armada. Além disso, o possível mentor dos últimos atentados estava em contato com Mehdi Nemmouch, autor do ataque ao Museu Judaico de Bruxelas, que custou a vida de três pessoas em 24 de maio de 2014.

Segundo a rádio francesa RTL, Abdelhamid Abaaoud é um dos militantes mais ativos do Estado Islâmico (EI). Filho de um comerciante do Marrocos, o suspeito teria se unido ao grupo terrorista em 2013 na Síria. De acordo com a imprensa belga, ele recrutou para o EI o seu irmão mais novo, Younes Abaaoud, de 13 anos, que se tornou um dos membros mais jovens do grupo.

Em uma entrevista à revista Dabiq, que pertence ao EI, publicada em fevereiro deste ano, Abaaoud gabou-se por driblar os serviços de inteligência belga ao planejar ataques contra o Ocidente. Na publicação, o jihadista usou o apelido de Abu Umar al-Baljiki e posou para fotos segurando uma bandeira do EI e um alcorão. Ele afirmou ter viajado para a Bélgica com mais dois homens para “aterrorizar” aqueles que praticam “uma guerra contra os mulçumanos”. Abaaoud disse ter sido parado pela polícia durante essa viagem, mas foi liberado mesmo depois de uma foto sua ter sido divulgada pela imprensa belga. Este fato, porém, não foi confirmado pelas autoridades do país.



from Reinaldo Azevedo http://ift.tt/1HUfqJM
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário