Páginas

Feed Testando Templete

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Antônio das Mortes X Corisco: Ou: Lula será vai ser preso amanhã?

Pois é…

O depoimento de Lula estava marcado para o dia 3 de maio, em Curitiba. O juiz Sérgio Moro adiou para o dia 10.

Extrema Direita, direita sonsa e esquerdistas haviam transformado o embate na luta de Antônio das Mortes contra Corisco, alusão que faço aqui ao filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Claro, cada lado reivindica para si o herói e repudia o vilão. Se bem que, no filme, Corisco (Othon Basto) comete crimes de fato. Mas Antônio das Mortes (Maurício do Valle) trabalha para os coronéis. O filme é de 1964, ano do golpe militar. Em 1969, Antonio das Mortes reaparece em outro filme de Glauber: “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”.

É em “Deus e o Diabo” que aparece a música “Se entrega, Corisco”, de Sérgio Ricardo, que marca a sequência final do filme. Veja a letra da música e o vídeo.

– Se entrega, Corisco!

– Eu não me entrego, não!

Eu não sou passarinho

Pra viver lá na prisão

– Se entrega, Corisco!

– Eu não me entrego, não!

Não me entrego ao tenente

Não me entrego ao capitão

Eu me entrego só na morte

De parabelo na mão

– Se entrega, Corisco!

– Eu não me entrego, não!

(Mais fortes são os poderes do povo!)

Retomo

Moro alega que adiou o depoimento porque a Polícia Federal teria alegado dificuldades para organizar à segurança, à esteira das manifestações previstas para o dia 28 e os eventos do 1º de Maio, Dia do Trabalho.

Bem, dizer o quê? Já se sabe em que dia caem tanto o 1º como o 3 de maio desde 1582, quando o mundo adotou o calendário gregoriano. Creio que Moro soubesse disso.

A direita está em festa na floresta. Vê no adiamento o indício de que “Lula vai ser preso amanhã”…  Bem, ainda faltam 10 dias para a data inicialmente aprazada. Se Moro quer mandar prender Lula, por que essa confusão? Não precisa.

O juiz já se atrapalhou antes e marcou depoimento para Quarta-Feira de Cinzas… Talvez tenha só se esquecido do calendário gregoriano mesmo.

Festa e frustração

A extrema-direita faz festa com o adiamento, apostando na prisão, mas não esconde a frustração. Era o seu grande dia: esperava que Moro esmagasse Lula como a um inseto.

Bem, foi Moro quem decidiu adiar a peleja…

“Se entrega, corisco…”

 


Arquivado em:Brasil, Política


from Reinaldo Azevedo – VEJA.com http://ift.tt/2pb9ril
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário