O governo brasileiro negocia um acordo com a Alemanha para receber parte dos refugiados sírios que estão no país europeu ou pretendam viajar para lá - e já abriu um processo para avaliar com a União Europeia (UE) um diálogo para colaborar na questão dos tratados que auxiliam os requerentes de asilo. Em troca, o Brasil pede aos governos da Europa que arquem com os custos dos estrangeiros e sua integração.
O projeto, segundo apurou o Estado, foi apresentado pelo Ministério da Justiça à Embaixada da Alemanha em Brasília, na semana passada. Ontem, um encontro foi realizado com a delegação da UE para iniciar uma cooperação.
Beto Vasconcelos, secretário nacional de Justiça, confirmou a existência do diálogo com alemães e com a UE, indicando que agora o Brasil espera receber propostas concretas da parte dos europeus sobre como viabilizar essa iniciativa. Segundo o secretário, Brasília optou pela “ousadia” para lidar com a crise internacional.
Por enquanto, não se fala ainda em números de refugiados que o Brasil poderia aceitar, mas poderiam ser sírios que, ainda na Turquia, Líbano e Jordânia, tenham planos de ir para a Alemanha. Outra opção seria acolher pessoas que já estejam na Europa, com a meta de chegar até a Alemanha. Pela proposta oferecida pelo Brasil, porém, os refugiados teriam de ser em parte bancados pelos governos europeus. Leia Mais
from BLOG DO ALUIZIO AMORIM http://ift.tt/25AKdcN
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário