Páginas

Feed Testando Templete

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

ESCRITOR CATARINENSE RADICADO NO RIO DE JANEIRO LANÇA LIVRO EM BLUMENAU SOBRE REPRESSÃO AOS ALEMÃES NA ÉPOCA DO NAZISMO

O escritor Jorge Roberto Zimmermann lança nesta quinta-feira, 14 de setembro em Blumenau, seu livro intitulado “Serei preso só por falar alemão?”, a partir das 19 horas, na Fundação Cultural de Blumenau, na Rua XV de Novembro, 161.
O livro de Zimmermann mistura realidade e ficção sobre os eventos ocorridos em Santa Catarina depois que foi desencadeada uma operação para desbaratar células nazistas principalmente nas regiões que concentravam imigrantes alemães. Isso se passou nos anos 30 e 40 do século passado.
Descendente de família alemã Zimmermann transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1967, para servir o Exército e acabou ficando onde vive até hoje, embora seus familiares e parentes em maioria vivam em Santa Catarina.
Quando criança e adolescente Zimmermann viveu em Gaspar e Joinville, duas cidades marcadas pela presença da imigração alemã. Gaspar é um município ligado a Blumenau. Ambas as cidades, Joinville e Blumenau são dois centros industriais importantes e isso se deve em grande parte à imigração alemã.
Quando criança e adolescente Zimmermann ouviu muitas histórias sobre a campanha de nacionalização desencadeada durante o Estado Novo de Getúlio Vargas. Hoje gozando o otium cum dignitate, decidiu pesquisar o assunto, o que deu origem a este livro que mescla realidade e ficção.
O personagem central da história é o poderoso Lindolfo, um alemão que fez fortuna e amigos e protegeu muitos alemães e seus descendentes acossados pela polícia por suspeitas de ligações com o nazismo. 
Serei preso só por falar alemão?”, é o quarto livro de Zimmermann que já escreveu um sobre sua família e dois romances “Shermann, o pescador” e “Bruna".


from BLOG DO ALUIZIO AMORIM http://ift.tt/2jr9t6u
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário