Páginas

Feed Testando Templete

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Presidente da Petrobras não descarta novo reajuste da gasolina ainda em 2015

Por Natuza Nery, na Folha:
Em sua
primeira entrevista após anunciar uma “dieta” drástica nos investimentos, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, 51, não descartou um reajuste no preço da gasolina neste ano. Mas não enxerga a necessidade de um aumento agora. “Não dá para garantir que não haverá”, disse ele à Folha nesta quarta (1º). O reajuste mais recente da Petrobras foi em novembro –3% na gasolina e 5% no diesel nas refinarias. Neste ano, houve aumento em razão da volta da cobrança de tributo. Apesar de vitórias na condução da pior crise da petroleira brasileira, ainda pairam dúvidas sobre a imunidade da empresa em relação à interferência do Planalto contra reajustes, intervenção que afeta a situação financeira da companhia. “Não nos sujeitamos nem a um [mercado] nem a outro [governo].”

Criticado pela antecessora Graça Foster por não entender do setor de óleo e gás, Bendine devolve com provocação: “E você acha que o problema da Petrobras é de petróleo?”. Ele prometeu não pôr à venda ativos do pré-sal e condenou mudanças no regime de partilha no momento. Uma solução intermediária, contudo, pode ser o caminho.

Folha – Como a Petrobras saiu do estado de euforia, com o pré-sal, para o de decepção?
Aldemir Bendine - Acho que o grande componente foi a reversão no mercado de petróleo. Tínhamos preços de barril acima de US$ 100. Mas o mercado despenca e, em 2014, o barril caía a menos de US$ 50 diante de excesso de oferta e da baixa demanda. Assim, não há o que segure.

Não foi também por incompetência? O balanço mostrou isso.
Difícil falar de passado. Não sou engenheiro de obra pronta. Temos um quadro de funcionários de grande excelência e operamos hoje uma das melhores reservas de petróleo do mundo, o pré-sal. Estamos nos reposicionando. Não vamos olhar para o retrovisor. Farei uma busca frenética por eficiência e redução de custos internos.
(…)



from Reinaldo Azevedo - Blog - VEJA.com http://ift.tt/1H2sWwC
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário