Bem, bem, bem, meu querido leitor, minha querida leitora, vamos continuar na pratica que tão bem caracteriza este blog, que é dizer tudo, sem perguntar se há pessoas de direita, de centro ou de esquerda que se aborrecem com isso…
Nós já sabemos que Renan Onze Inquéritos Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, defende a aprovação do projeto que muda a lei que pune abuso de autoridade.
A íntegra do texto está aqui. Eu também defendo. Gilmar Mendes, que, até agora, só deu votos que a turma da Lava Jato deve ter gostado, também defende. Creio que o defenda Teori Zavascki, relator do petrolão. A razão é simples: ele e um dos membros que compôs a comissão que redigiu o texto, em 2009. Ah, sim: a Lava Jato é de 2014. Logo, não se poderia pensar algo contra a operação com cinco anos de antecedência, certo?
Mais uma coisa: quem tem de explicar por que Renan não foi até agora denunciado é Rodrigo Janot, certo?
Renan diz querer debater o texto com Sérgio Moro, com Janot, com Deltan Dallagnol. Indagado se é uma provocação, respondeu que não. À Folha, disse o seguinte:
“Já é hora de avançarmos, garantirmos a transparência, cobrarmos a responsabilidade de quem abusou [da autoridade]. Ninguém de bom senso defende o abuso de autoridade. Eu, sinceramente, não acredito que o juiz Sergio Moro, o [procurador Deltan] Dallagnol, ou a Ajufe [Associação dos Juízes Federais do Brasil]… É importante que eles venham para que a gente faça o debate.”
Pois é… Renan tem 11 inquéritos no Supremo. Eu não tenho nenhum. Mas, nesse particular, concordo com ele. Qual é o problema de se debater o projeto?
Aliás, se você confia nos que dizem que o texto prejudica a Lava Jato ou o trabalho de procuradores e juízes, peça ao interlocutor que cite o trecho, ora bolas! Essas coisas não podem ser matéria de gosto. Tem de ser matéria de fato. Não podem ficar na base da conversinha e da fofoca.
Eu li e reli o texto algumas vezes e não encontrei nada disso lá.
Agora notem: Moro já falou contra o texto. Dallagnol já falou contra o texto. Janot já falou contra o texto. Juízes já falaram contra o texto. Todos eles o fizeram fora dos autos. Logo, todos eles estavam fazendo uma coisa que tem nome: POLÍTICA.
Eles podem fazer isso? O desejável seria que não o fizessem, acho eu. Mas proibido também não é. Moro e os demais têm direito de expressar a sua opinião sobre matérias que estão no Congresso? É claro que sim! Ora, então que aceitem fazer o debate político num dos ambientes próprios para isso, o ambiente verdadeiramente privilegiado: o Congresso Nacional. Até porque os parlamentares não podem ir debater no Judiciário, certo?
Sim, eu entendo. Como todos eles contam com os jornalistas para veicular o que pensam, preferem fazer sua pressão e seu lobby por intermédio da imprensa. Mas não vejo mal nenhum — só vejo o lado positivo — que o façam no Parlamento.
Todos esses atores, que fazem, então, política fora dos autos, têm a chance, inclusive, de melhorar aquilo que lhes parece ruim. Observem: parlamentares não podem melhorar a decisão de juízes, mas juízes podem melhorar a decisão de parlamentares por meio do debate.
Eu não estou entre aqueles que demonizam a política. Eu me incluo entre os que a valorizam.
“Ah, vê lá se tem graça o Moro, sendo quem é, debater com Renan, sendo quem é…” Calma aí! Eu estou pedindo ao Moro que dá entrevistas que vá ao Congresso, não ao que, à moda do Benedito, de Olavo Bilac, “No aconchego/Do claustro, na paciência e no sossego,/ Trabalha e teima, e lima , e sofre, e sua!”.
E acho que o Renan que é presidente do Senado, uma instituição da República, pode debater, não o dos 11 inquéritos, ainda que sem denúncia (relativa à Lava Jato) — por vontade de Rodrigo Janot, não minha. Se o que se diz sobre ele for verdade — ou, ao menos, se houver indícios fortes o bastante de que assim é —, eu já o teria denunciado 11 vezes. Eis um mistério que Janot até agora não explicou.
Ou agora vamos ter uma democracia que repudia também o debate, já que algumas pessoas estariam certas sem que precisem dizer por quê?
from Reinaldo Azevedo http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/renan-chama-moro-dallagnol-e-janot-para-debater-abuso-de-autoridade-acho-bom/
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário