![]() |
Acima o Ministério do Presidente Jair Bolsonaro. Abaixo, o Ministério da comunista ex-presidente Dilma Rousseff. |
Enquanto Bolsonaro governa com 22 ministérios, o que já é uma número grande, a comunista Dilma possuía 39, quiçá um recorde internacional.
Mas quem conhece Brasília e teve a oportunidade de ver de perto o aparelho burocrático federal sabe muito bem que não dá para mostrar em filmes ou fotos porque o troço é grande. Coisa medonha.
Durante muito tempo por razões profissionais fui a Brasília trocentas vezes. No Palácio do Planalto, no Congresso e Ministérios, além de outros prédios que abrigam centenas de repartições públicas, pude ver de perto a espantosa e aparatosa máquina burocrática e seu eterno festival de empreguismo.
Creio que a razão que levou JK a mudar a Capital Federal do Rio para Brasília teve, entre outros objetivos, o de utilizar o espaço sem limite daquela planície estranha para acolher funcionários públicos que haveriam de proliferar, como de fato ocorreu. A burocracia replica burocratas.
Dizem que Oscar Niemeyer e Lucio Costa que conceberam Brasília com base nas ideias modernistas do arquiteto franco-suíço Le Corbusier, no que diz respeito à arquitetura, pensaram numa cidade de 500 mil habitantes. Esqueceram que os políticos seriam os primeiros habitantes daqueles palacetes estranhos e sem graça.
Espera-se que o Presidente Bolsonaro puxe o freio de mão. No que concerne ao seu Ministério deu uma enxugada. Mas poderia ser menor ainda.
Todavia, se comparado com os ministérios dos comunistas FHC, Lula, Dilma e Temer, é doce de coco.
from BLOG DO ALUIZIO AMORIM http://bit.ly/2CrvHeM
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário