Em processo da 27ª.fase da Operação Lava Jato, a Carbono 14, o juiz Sérgio Moro recebeu a denúncia contra o ex-secretário do Partido dos Trabalhadores (PT), Silvio Pereira, o ex-presidente da OAS, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. José Aldemário Pinheiro Filho (o Léo Pinheiro), o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque e mais dois ex-executivos da empreiteira baiana GDK, José Paulo dos Santos Reis e Cesar Roberto Santos Oliveira tornaram-se réus nesta mesma ação.
A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) aponta o suposto pagamento de propina por parte da empresa GDK para que Sílvio Pereira favorecesse a empresa em contrato com a Petrobras no fornecimento de materiais e serviços nas obras da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, localizada no Espírito Santo. Um dos benefícios por favorecer a licitação de R$ 400 milhões foi o “presente” para dirigente petista, o famoso automóvel que rendeu ao dirigente petista seu apelido, Silvinho LandRover. A denúncia também diz que Silvio Pereira recebeu mais R$ 486 mil de propina da construtora OAS, por falsos serviços à empreiteira, entre 2009 e 2011.
Parte desses crimes já foi apurada em outro processo da Lava Jato. Segundo ele, a suposta participação de Sílvio Pereira é um desdobramento daquela investigação. “Os fatos não se confundem, entretanto, com o objeto desta ação penal, pois aqui se apuram eventuais pagamentos de propinas no contrato de Cacimbas, módulo 1, Fase II, envolvendo a empresa GDK”, destacou Sérgio Moro.
Sistema de Gerenciamento de Indicações
Outro ponto importante da denúncia, baseado em documentos apreendidos na Operação, aponta que o ex-secretário geral do PT gerenciava com o ex-ministro José Dirceu, então chefe da Casa Civil do governo Lula, ‘um sistema de escolha de apadrinhados políticos da legenda para cargos de livre indicação no governo federal’, cuja decisão final cabia ao “chefe do executivo”, ou seja, Lula. Sílvio nega que tivesse poder sobre nomeações a cargos públicos ou em estatais.
from Reinaldo Azevedo http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/silvio-pereira-ex-secretario-do-pt-torna-se-reu-na-lava-jato/
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário