Ah, sim: confesso que estou profundamente preocupado com a dura posição assumida por El Salvador contra o governo de Michel Temer. Tenham paciência!
No sábado, Salvador Sánchez Cerén, presidente daquele país, anunciou que o afastamento de Dilma é uma “manipulação”, e a Chancelaria do país classificou o afastamento da petista de “golpe”. Cerén chamou a embaixadora salvadorenha no Brasil, Diana Marcela Vanegas, para uma consulta. Ela também está proibida de participar de eventos oficiais por aqui.
O Itamaraty, sob o comando do ministro José Serra, emitiu um comunicado lamentando a decisão e afirmando que as manifestações de El Salvador “revelam amplo e profundo desconhecimento sobre a Constituição e a legislação brasileiras”.
A nota lembra também a cooperação técnica do Brasil com El Salvador, extremamente vantajosa àquele país. Ameaça? Não! Realismo. Até porque é o senhor Cerén que está hostilizando o governo brasileiro, não o contrário.
“Itamaratianos” do petismo já começam a vazar que a dureza das notas do Itamaraty, sob o comando de Serra, seria inadequada à diplomacia. Uma ova! Ditadores e populistas, amiguinhos do PT, estão querendo se meter em assuntos internos. Mais: estão a classificar de “golpe” o pleno exercício da democracia e do estado de direito.
Chamar um embaixador para uma consulta é uma reação dura. El Salvador tem o direito de fazer o que quiser. E de arcar com as consequências.
Ele se foi!
Ah, sim! O Itamaraty está mais leve e mais iluminado. Marco Aurélio Garcia, o Rei do Tártaro, não é mais assessor especial da Presidência. Que vá assessorar Lula e Dilma no seu ocaso. Para a assessoria especial foi nomeado o diplomata Fred Arruda, que hoje está na Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais sediados em Londres.
from Reinaldo Azevedo http://ift.tt/2023qzl
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário