Na cerimônia de acendimento da tocha olímpica, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff disse hoje que o Brasil conseguirá promover com êxito os Jogos do Rio de Janeiro, mesmo “atravessando um momento verdadeiramente crítico na história da democracia”. Dilma garantiu também que o país está “plenamente preparado” para assegurar a proteção às autoridades, esportistas e turistas. Segundo ela, o governo federal investiu em operações de inteligência e contou com o compartilhamento de informações com outros países, inclusive em relação a grupos terroristas. Durante sua participação no ato, a petista não falou em momento nenhum sobre o processo de impeachment. Ela adotou um discurso mais moderado, pedindo que a sociedade brasileira se esforce para não perder o espírito de tolerância e convívio com as opiniões diferentes. Apesar do tom mais leve, Dilma encerrou sua fala no evento com a seguinte frase: “O que vale é a luta e nós sabemos lutar”.
O principal símbolo dos Jogos saiu às 10 horas da manhã do Palácio do Planalto e percorreu todo o contorno da Esplanada dos Ministérios, de aproximadamente 5 quilômetros. O trajeto foi acompanhado por grupos pró e contra o impeachment. Os contrários a Dilma, vestidos de verde e amarelo, exibiam faixas, na maioria em inglês, com os dizeres “Olympeachment is here”. Já os favoráveis à petista, quase todos vestindo camisetas ligadas a movimentos sociais, protestaram contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o vice-presidente Michel Temer. Em um determinado ponto do percurso, um esquerdista tentou impedir que uma pessoa fantasiada de Pixuleco continuasse atrás do comboio. Neste momento, começou uma confusão que só foi controlada após intervenção da Polícia Militar, que usou gás de pimenta para separar os manifestantes.
O revezamento da tocha, que começou nesta terça, vai durar até o dia 5 de agosto, data da cerimônia de abertura dos Jogos do Rio. Ela vai passar por 327 municípios de todos os Estados brasileiros até chegar ao Rio no dia 4 de agosto.
from Reinaldo Azevedo http://ift.tt/1SKzpDm
via
IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário