O blog Dinheiro Público & Cia , da Folha, ouviu o secretário do Tesouro, Arno Augustin, o petista da área econômica que é o queridinho de Dilma. Então tá. Vai ver ele e Dilma estão certos, e o Brasil tem de ser mandado para o hospício.
Sim, ele acha que o desequilíbrio orçamentário decorre da baixa arrecadação, consequência do crescimento econômico pífio — ufa! Ainda bem! Ocorre que não é só isso. Também há o problema dos gastos crescentes, mas disso Arno não quer falar. Sigamos. Segundo o valente, o baixo crescimento deriva da conjuntura internacional. Por que outros crescem na América Latina, e o Brasil não? Não sei se lhe foi perguntado, mas ele não disse.
Sim, o crescimento será próximo de zero neste ano, mas Arno jura que tudo poderia ser pior se o governo não tivesse atuado. Em princípio, estamos diante de um truísmo, mas já tenho minhas dúvidas se, de fato, sem governo, a gente não estaria em situação muito melhor.
Arno diz que estão em estudo medidas para se adequar à situação fiscal. Não há saída. Ou o governo arrecada mais ou gasta menos. Gastar menos é… gastar menos. Há só um caminho. O aumento da receita tem duas vereadas: aumento de imposto (não há clima) ou crescimento robusto (idem).
A entrevista não deixa de ser um portento. Na prática, ele diz que Dilma fez tudo certo, embora tudo tenha dado errado, ela não saiba como sair do buraco.
from Reinaldo Azevedo - Blog - VEJA.com http://ift.tt/1znfjG4
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário