Por Fábio Takahashi, na Folha:
A qualidade do ensino médio teve leva queda em 2013 em relação a 2011, revela a principal avaliação educacional do país. Segundo dados obtidos pela Folha, o índice recuou de 3,4 para 3,2 no Ideb, indicador federal que alia desempenho dos alunos em provas de português e matemática com taxas de aprovação. Com o recuo, o país não alcançou a meta para o ano, estabelecido pelo próprio governo federal, que era de 3,6. Os dados referem-se às redes estaduais, que concentram cerca de 80% das matrículas do país.
O ensino médio é visto por educadores como a etapa mais problemática de toda o sistema educacional. O resultado de 2011 já apontava estagnação em relação a 2009. O ensino médio é, primordialmente, responsabilidade dos governos estaduais. A União, porém, tem o papel de induzir e sustentar políticas para melhoria. Há dois anos, quando os dados de 2011 foram apresentados, o governo federal prometeu reformular o currículo, diminuindo o número de disciplinas. A mudança ainda não foi implementada. O melhor Ideb do ensino médio foi o de Goiás (3,8), seguido de São Paulo e Rio Grande do Sul (3,7). Os dados completos devem ser divulgados na tarde desta sexta-feira (5).
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