Para quem acompanha e lê diariamente este blog deve lembra-se que no final do ano de 2018 adverti sobre o famigerado artigo 13, uma “regulação" criada pela União Europeia destinada única e exclusivamente em censurar a internet. Faz sentido, porque é obra dos europeus a criação do comunismo, do fascismo e do nazismo e mais duas guerras, a I Guerra dentro do continente europeu e, depois, a II Grande Guerra que envolveu o mundo inteiro.
O tal artigo 13, finalmente acaba de ser aprovado pelo parlamento da União Europeia e parte do princípio do “copyright”, os direitos do autor, sejam de um filme, um texto jornalístico, um livro, um personagem de história em quadrinhos e assim por diante.
Assim, de acordo com o artigo 13, um youtuber, um blogueiro e demais produtores de conteúdo veiculado pela internet, estão ferrados, bem como os usuários de redes sociais.
Vídeos, textos, memes, banners e produtos assemelhados serão simplesmente banidos da internet. Basta que, por exemplo, uma simples gravação de um vídeo de uma festa de aniversário seja censurado porque ao fundo está tocando uma determinada música que sobressai na cena gravada. Invoca-se o fato do “direito do autor da música e o vídeo é simplesmente eliminado de qualquer veículo de comunicação da internet, inclusive das redes sociais.
O artigo 13 acaba portanto de virar uma lei para os 28 países que compõem a União Europeia. No entanto, a expectativa é que se espalhe globalmente, ou os gigantes das empresas de internet criarão filtros e algoritmos que terão efeitos apenas na Europa para cumprir essa lei? Isto não está claro. Mas é de intuir-se que essa decisão aprovada pela UE acabará contaminando a internet globalmente o que, em outras palavras, significa o fim da liberdade de expressão.
Notem também que esse debate e a enxurrada de críticas a cerca do famigerado artigo 13 foram praticamente ignorados pela grande mídia. Faz sentido. Afinal esse dispositivo censório seria a tábua de salvação para a dita mainstream media que vem exalando seus últimos suspiros face à dominância das redes sociais, blogs e sites independentes.
A grande mídia tem sido ao longo a história porta-voz por excelência do establishment. Com o aparecimento da internet a mídia tradicional perdeu sua hegemonia. O artigo 13 dos comunistas da União Europeia representa portanto a última chance de sobrevida aos donos do poder global. A ver.
from BLOG DO ALUIZIO AMORIM https://ift.tt/2Fw3Go5
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário