Páginas

Feed Testando Templete

terça-feira, 9 de junho de 2015

O MÉDICO E ESCRITOR CATARINENSE MARIO GENTIL COSTA LANÇA NESTA TERÇA-FEIRA SEU NOVO LIVRO "CONEXÃO BRASIL"

O médico e escritor catarinense Mário Gentil Costa lança nesta terça-feira (9 de junho), no Espaço Cultural Jerônimo Coelho, da Assembléia Legislativa de Santa Catarina,  seu mais novo livro intitulado “Conexão Brasil”, pela Editora Unisul, obra cuja narrativa tem como ambiente a Segunda Grande Guerra Mundial.
Tudo gira em torno do roubo, por parte dos nazistas, de obras de arte durante a Segunda Guerra Mundial. Três personagens em conflito: um ladrão de quadros, uma de suaa vítimas e, entre ambos, um padre. E uma bela mulher. Amor e tragédia compõem a eletrizante narrativa.
Dentro dessa trama que prende o leitor do começo ao final da história, sobressaem análises filosóficas, éticas e religiosas que são discutidas em profundidade, bem como lances da história do século XX que ditaram os rumos da humanidade. Quando se dá a ‘conexão”, os propósitos dos envolvidos já sofreram radicais modificações. O desfecho, assim sendo, é surpreendente.
O médico e escritor Mário Gentil Costa é florianopolitano. Embora tenha em seu currículo a dedicação durante meio século à medicina, tendo sido um pioneiro da otorrinolaringologia em Santa Catarina, é também um intelectual, artista plástico e escritor prolífico de primeira grandeza. Por pelo menos três décadas Mário Costa foi meu médico e, de paciente acabei me tornando seu amigo quando pude conhecê-lo melhor, sobretudo a sua obra artística e literária. Além de escritor atilado, meticuloso, perfeccionista e leitor voraz, Mário é também um desenhista, escultor e pintor de excelência.
Formando em Medicina em 1960, pela Universidade Federal do Paraná, fez residência médica em Otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. É membro da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc) e já foi secretário da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Conselheiro do Conselho Regional de Medicina (Cremesc) e presidente de honra da seção catarinense da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames).
No plano literário Mário Gentil Costa é também autor de outras obras como “A Testemunha” (vencedora do Prêmio Virgílio Várzea de Contos, da Fundação Catarinense de Cultura), “Marcas do Tempo”, “Cicatrizes”, “O Sexto Sentido” e a biografia de “Antonio Moniz de Aragão - Uma vida e um exemplo”.
Por tudo isso o evento desta noite na Assembléia Legislativo é imperdível e se inscreve com destaque especial na história da literatura catarinense.


from BLOG DO ALUIZIO AMORIM http://ift.tt/1FOdIYm
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário